top of page

ESCOLA TÉCNICA

PROJETO E - FEV/JUN 2016

    A  disciplina tem como premissa a elaboração de projeto de um conjunto arquitetônico, inserido na dinâmica urbana, possibilitará à disciplina abordar as questões inerentes ao projeto da edificação e respectiva inserção urbana, a partir da concepção arquitetônica que contemple, não só, as múltiplas relações no interior do conjunto, mas também, considere, fora deste, os aspectos mais relevantes, decorrentes de sua particular relação com a cidade.

    Nosso partido tem como ideia principal a fluidez do olhar e fluidez dos espaços. Frisamos isso a partir da quebra do talude em três platôs, voltando o espaço público e comunitário para a face mais movimentada da quadra. Propomos eixos de circulação do público para o privado, sendo que o ingresso da escola técnica se da pela praça. A partir de um único volume, um pátio central articula os espaços em níveis, onde os mais elevados são os mais privados e os mais baixos destinados ao uso comunitário. 

    Tendo como partido estrutural a utilização do metal, este sistema se comporta de três maneiras diferentes. As vigas e pilares de alma cheia estruturam os dois blocos que comportam os espaços funcionais da escola, as treliças estruturam a cobertura no grande vão central e contrastando com essas estruturas aparentes está o auditório, que possui outro tratamento , sendo ele aterrado, com arrimos  e sua estrutura escondida, ganhando um pertencimento e unidade com o terreno.

Corte A
Corte B
Corte C
Corte D
Corte E
Corte F
Elevação 1
Elevação 2
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2017 by Ana Clara Escuciato. 

bottom of page